Hitler (biografia)

Hitler, by Ian Kershaw (2008). Editora Companhia das Letras, tradução de Pedro Maia Soares.
O autor é pesquisador e especialista sobre a vida de Hitler. Esse livro é um resumo da biografia original, em dois volumes, lançadas em 1998 e 2000 pelo mesmo autor.
Quis ler para entender um pouco mais sobre o acontecido na Segunda Guerra. Como uma pessoa pôde influenciar milhares a seguir sua ideologia. Considerando que esta era uma pessoa decepcionada, que nunca estudou nem trabalhou, que nunca lutou para conquistar seu espaço e vivia às custas de seus familiares. Chegou a viver nas ruas, em moradias para desamparados e era revoltado com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra.
Até que Hitler percebe que pode explorar as fraquezas dos outros para benefício próprio e também percebe e desenvolve sua habilidade demagógica, conquistando seus seguidores e levando-os a acreditar na necessidade de uma segunda guerra.
O que acontece a seguir?
Hitler idolatrado, porém sem condições de liderar e/ou governar. Sua gestão se baseava em suas crenças e desconfiança em todas sugestões que lhe davam. Caso seguisse alguma delas e desse errado, a culpa era do autor, podendo ser até executado, para assim Hitler “controlar” seu poder e liderança.
Sua postura pública era a mesma durante todos os anos de seu poder, única, otimista, firme. Funcionou, até parar de funcionar. Sua liderança ideológica, sem controle e sem planejamento não ganhou a guerra. Cada um fazia o que queria, o Führer autorizava, pois não tinha condições nem conhecimento para argumentar . Assim não entrava em conflito com seus generais e se desse errado a culpa não seria de Hitler. Nunca.
Dessa forma os Aliados venceram as batalhas, chegaram a Berlim, e Hitler mantendo sua postura “otimista” foi se isolando cada vez mais, parou com os discursos, não sabia mais o que fazer, todos o abandonaram, se casou dentro do bunker e se matou em seguida. Auto-engano total.
O livro descreve em detalhes bem detalhados a trajetória vivida por Hitler. Considero até não uma biografia de Hitler, mas sim a história da II Guerra. Todas reuniões tem datas e horário e os nomes de todos dentro do círculo de Hitler, são citados.
Gostei. Leitura demorada. Habilidade demagógica e postura firme podem conquistar milhares de seguidores sofridos após uma derrota.
Até o próximo!!!
Fiquei muito interessado no livro! Muito bom vc ter postado, me animou de novo em
montar um blog.. Continue postando os próximos, viu tentar fazer uma resenha do livro q estou lendo “A sense of urgency”!
Abracao
Oi Mario, valeu!
To escrevendo aqui de vez em quando. Aguardo sua resenha!
E monta o seu sim! vai ficar bom….
Obrigado pela visita,
Abraço!