Skip to content

Hitler (biografia)

agosto 9, 2011

Hitler, by Ian Kershaw (2008). Editora Companhia das Letras, tradução de Pedro Maia Soares.

O autor é pesquisador e especialista sobre a vida de Hitler. Esse livro é um resumo da biografia original, em dois volumes, lançadas em 1998 e 2000 pelo mesmo autor.

Quis ler para entender um pouco mais sobre o acontecido na Segunda Guerra. Como uma pessoa pôde influenciar milhares a seguir sua ideologia. Considerando que esta era uma pessoa decepcionada, que nunca estudou nem trabalhou, que nunca lutou para conquistar seu espaço e vivia às custas de seus familiares. Chegou a viver nas ruas, em moradias para desamparados e era revoltado com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra.

Até que Hitler percebe que pode explorar as fraquezas dos outros para benefício próprio e também percebe e desenvolve sua habilidade demagógica, conquistando seus seguidores e levando-os a acreditar na necessidade de uma segunda guerra.

O que acontece a seguir?

Hitler idolatrado, porém sem condições de liderar e/ou governar. Sua gestão se baseava em suas crenças e desconfiança em todas sugestões que lhe davam. Caso seguisse alguma delas e desse errado, a culpa era do autor, podendo ser até executado, para assim Hitler “controlar” seu poder e liderança.

Sua postura pública era a mesma durante todos os anos de seu poder, única, otimista, firme. Funcionou, até parar de funcionar. Sua liderança ideológica, sem controle e sem planejamento não ganhou a guerra. Cada um fazia o que queria, o Führer autorizava, pois não tinha condições nem conhecimento para argumentar . Assim não entrava em conflito com seus generais e se desse errado a culpa não seria de Hitler. Nunca.

Dessa forma os Aliados venceram as batalhas, chegaram a Berlim, e Hitler mantendo sua postura “otimista” foi se isolando cada vez mais, parou com os discursos, não sabia mais o que fazer, todos o abandonaram, se casou dentro do bunker e se matou em seguida. Auto-engano total.

O livro descreve em detalhes bem detalhados a trajetória vivida por Hitler. Considero até não uma biografia de Hitler, mas sim a história da II Guerra. Todas reuniões tem datas e horário e os nomes de todos dentro do círculo de Hitler, são citados.

Gostei. Leitura demorada. Habilidade demagógica e postura firme podem conquistar milhares de seguidores sofridos após uma derrota.

Até o próximo!!!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. agosto 13, 2011 20:40

    Fiquei muito interessado no livro! Muito bom vc ter postado, me animou de novo em
    montar um blog.. Continue postando os próximos, viu tentar fazer uma resenha do livro q estou lendo “A sense of urgency”!

    Abracao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: